quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entrevista com Juliano, coordenador da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e da ASJOR - Associação de moradores de São Jorge.

Lucas, Piau e Camila, durante entrevista com Juliano. Foto: Bruna

Durante o período em que permanecemos na Chapada dos Veadeiros, ficamos hospedados numa casa alugada pela ASJOR (Associação de Moradores da Vila de São Jorge), em frente á Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, lugar da cozinha e da prosa diária. O alojamento foi gentilmente cedido pela Associação, através do contato com o coordenador de ambos os lugares, Juliano George Basso, também entrevistado por Piau, já que é através da Associação e da Casa de Cultura que programas e projetos culturais como o “Turma que Faz”, coordenado por Dorothy Marques, são desenvolvidos no distrito.
Juliano chegou em São Jorge assim como tantos outros visitantes: em busca do “turismo místico” da região (grande concentradora de hippies, ex hippies, artistas, ufólogos...). Aluno de filosofia, filho de uma família tradicional sulista, criadora de gado, decide, junto a três amigos, deixar de ser visitante esporádico para tornar-se morador da vila. Fundam, com verba privada, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, tendo como objetivo – em suas palavras - “agregar movimentos culturais modernos, urbanos, com manifestações tradicionais da região”.
Mais tarde a Casa de Cultura se associa á ASJOR, fortalecendo o objetivo dos amigos de transformar São Jorge em pólo cultural do Cerrado.Podemos considerar que surpreendentemente uma boa parte dos objetivos de Juliano foram cumpridos. É na Vila de São Jorge, através dos recursos públicos captados pela ASJOR, que hoje acontece o já importante Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que reúne, anualmente, grupos e mestres de cultura tradicional de todas as regiões do país, que aproveitam o encontro para mostrar sua arte, trocar idéias e experiências e encantar um público que, em sua última versão, esperava reunir cerca de 5.000 pessoas.

Site do Encontro: http://www.encontrodeculturas.com.br/
Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário