quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tudo azul....

Rio Azuis, TO. Foto Camila Pierobon

Inexplicável. Esta é a palavra. Nem transparente, clarinha, nem “azul meeeeeeesmo”, nem nada. Só Inexplicável pode descrever a água que vimos no rio Azuis, do Povoado de Azuis, Tocantins. Considerado o menor rio do mundo, com 147 metros de extensão, a coloração da água nos permite ver, ao fundo, cada pedrinha formando um colorido tapete-mosaico, sob a água de cor essa, inexplicável.
Depois de um banho que pode ser considerado algo como uma “acquacromoterapia”, fomos procurar um lugar para comer e passar a noite. Foi então que, pra nossa sorte, acabamos conhecendo o boteco do casal Goiano e Dona Maria.
Bem recebidos é pouco pra definir o que vem acontecendo em nosso caminhar por estas terras tão pouco visitadas. A gentileza e a simpatia do casal nos deixa sem palavras para descrever a “gostosura” que foi passar a noite em prosa e saborear a galinha caipira com pirão que Dona Maria fez na hora, acrescida da pimenta “machucada” (moída) no mesmo dia. Pra acompanhar, uma cachacinha feita ali pertinho, no Engenho do casal e que Goiano, com orgulho, afirma ser feita com o melhor tipo de cana que esse país possui.
O tal do pirão de galinha, foi a primeira vez que experimentei.



Bruna:- Pirão de Galinha???? Pra mim pirão era de peixe...
Piau:- Pirão de caiçara é de peixe, pirão de caipira é de galinha, uai!


Dá-lhe sabedoria do interior!
Bruna Muriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário