sexta-feira, 19 de junho de 2009

Refúgios, Cirandas e Parabéns!

O Refúgio em Olinda, foi a parte de baixo de um sobradinho de madeira, rústico, de cozinha aberta, com uma vista maravilhosa para o mar. Além do fato da casinha em si ser deliciosa, tínhamos como visitantes diários uma família de micos que moravam na árvore em frente.E estávamos bem no Alto da Sé, o ponto mais alto da cidade, onde se vê, além dos casarões históricos multicolores da "cidade baixa" de Olinda, o mar e os arranha-céus de Recife ao fundo. Nossa vizinha, moradora da parte de cima do sobradinho, era a Cíntia, artista contemporânea figuríssima, com quem tivemos o prazer de conviver durante a semana "Olindense" ( prazer mais nosso do que dela e seu companheiro Bruno talvez, já que precisaram de bastante paciência com nossas pequenas, porém barulhentas, farrinhas)!



A Vista...


... e os visitantes!



A Cíntia estava finalizando o trabalho “Obra de Terreiro”, parte de um projeto do Ministério da Cultura chamado Interações Estéticas, onde a idéia é que artistas de distintas regiões do país façam um período de residência, intercâmbiando idéias e experiências, junto á comunidades de outras regiões.


Durante três meses, a “mineiro-carioca” trabalhou no Ponto de Cultura Estrela de Lia, na Ilha de Itamaracá, junto ás filhas e netas do Mestre Baracho, um dos maiores tocadores de Rabeca de Pernambuco, falecido em 1988. Construíram, coletivamente , uma “opereta de brincadeiras de roda”, cuja apresentação fomos assitir, lá na Ilha da cirandeira mais famosa que há.





Itamaracá!



Lia estava lá e fez uma participação na brincadeira de Cíntia, assim como o mestre da rabeca Luis Paixão, que também finalizava sua oficina de rabeca e Cavalo Marinho no Ponto de Cultura.
Um belo fim de tarde, uma ciranda bonita, uma surpresa ao conhecer o Cavalo Marinho (eita, dança difícil!).

"Lia, ô Lia...Lia de Itamaracá" . Ponto de Cultura Estrela de Lia


Cíntia com as "meninas do Baracho"



Cavalo Marinho

Brincante brincando

Foi um belo momento para iniciar a comemoração do aniversário do Piau (que comemorou a virada do aniversário, do dia 30 para o dia 31 de maio, comendo bolo com as mãos enquanto dirigia, em plena BR 116 que liga Itamaracá á Olinda)

Piau no quarto "parabéns" da noite, já faltando parte do bolo!


Piau, no décimo quarto parabéns da noite, no forró do Bar do Déu (fotinho enviada pela dona do bar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário