terça-feira, 28 de julho de 2009

"Éeeeeeeguaaaaaaaaaa!"

Belém:
















lha do Marajó:






















Carimbó
SINHÁ PUREZA • CARIMBÓ NO MATO
Composição: Pinduca (Aurino Quirino Gonçalves)

"(...) Carimbó, sirimbó é gostoso
É gostoso em Belém do Pará
Ô-lê-lê, ô-lá-lá Misturei carimbó e siriá
Carimbó, sirimbó é gostoso
É gostoso em Belém do Pará
Eu fui no mato, morena
Fui tirar cipó
Muito longe ouvi um batuque
Parecido o carimbó
Eu vou de banda, de banda, de banda
Eu vou de lado, de lado de lá
Eu fiquei sóDançando, no mato, carimbó"


Carimbó

Manifestaçao cultural do caboclo paraense. Entra naquele tipo de manifestação cujas características são dadas por Brandão (1982), em seu livro “O que é folclore”: é popular, dinâmica e transmitida pelas gerações – usualmente pela forma oral, diferentemente da organização sistemática erudita de ensino da sociedade moderna.


Os indícios indicam que o carimbó surgiu, primeiramente, em três municípios ao redor da cidade de Belém do Pará : a Ilha do Marajó, Marapanin e Cametá. Antes, a maior parte dos participantes do carimbó costumavam ser os pescadores e suas famílias. Hoje, como pudemos observar em nossa passagem pelo Marajó, o carimbó se dividiu no que eles chamam de carimbo tradicional e um outro mais “turístico”, "comercial".



Carimbó em Salvaterra, Ilha do Marajó


A palavra carimbó é, segundo Cascudo (1980), fruto da união de duas palavras de origem tupi: curi (= madeira) e imbó (= ôca), utilizadas para designar o principal instrumento de percussão na marcação do ritmo, o curimbó. Outros instrumentos que podem estar presentes em uma apresentação de carimbo são: a rabeca, o violão, o cavaquinho, o banjo, a flauta, a clarineta, o pandeiro, as maracas, matracas e caxixi.







Em roda, há uma espécie de cortejo dos homens ao redor das mulheres, que dançam dando sensualidade aos seus movimentos. As letras do carimbó incorporam, normalmente, elementos do cotidiano do trabalho e de religiosidade presentes na região. Em toda a região amazônica existe a crença nos seres encantados, que compõem os mitos e as lendas de seus moradores.São seres invisíveis, que habitam os rios e os igarapés amazônicos, influenciando na vida dos moradores da região.




Igarapés: Onde moram os Encantados...








Nenhum comentário:

Postar um comentário