sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pontos no exterior?!

Tinha acabado de escrever o post “Hedoné*” (onde falei um pouco sobre este vazio que vi nos imigrantes com quem convivi na Espanha, que senti em mim mesma morando fora), quando comecei a transcrição da entrevista com Célio Turino, mentor do projeto Cultura Viva, da qual os Pontos de Cultura fazem parte. Qual não foi a surpresa ao escutar que o Presidente Lula ao conhecer o projeto, afirmou que havia gostado muito da idéia e que desejava que o projeto fosse estendido aos imigrantes brasileiros que vivem no exterior.
A idéia da construção de Pontos de Cultura no exterior me pareceu, de verdade, incrível.Significaria uma política forte de apoio aos imigrantes, uma maneira de resgatar um pouco desta identidade perdida que todos nós sentimos ao sairmos de nosso país. Uma possibilidade de fortalecimento mesmo, do corpo, da mente, do espírito destas pessoas. De fazer com que o dia a dia na Europa, nos Estados Unidos, etc, seja, antes de mais nada, muito mais prazeroso.

* hedoné: significa prazer, em grego.Obviamente não sou uma conhecedora deste idioma, confesso que esta informação me foi gentilmente concedida pelo meu amigo "doutorando em filosofia na Unicamp " (chique!), Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário