sábado, 14 de fevereiro de 2009

Videoradiografistas

Cómo es aburrido esto trabajo académico, ¿vale? Risas
Colectando material en video. Foto - Fiorela

O(s) documentário (s) e os programas de rádio

Como ressaltado, o projeto inicial previa uma análise institucional de Pontos de Cultura que trabalham com arte popular, principalmente no que se refere ao impacto da introdução das novas mídias digitais no cotidiano das comunidades tradicionais. O desejo de ampliar os horizontes, incorporar gente/amigos competentes ao projeto e criar as condições financeiras para garantir a ampliação/incorporação levou-nos a participar da concorrência por uma bolsa da FUNART. O edital era aberto a estudiosos que investigavam os diálogos entre a arte contemporânea e a arte popular tradicional, o que estimulou uma reflexão muito pertinente e a elaboração de um novo projeto de investigação. Como o caminho se faz ao caminhar, o que era uma proposta complementar transformou-se em uma nova linha de pesquisa. Em conversas com meu orientador chegamos à conclusão que o projeto para a FUNART poderia ser desenvolvido como o projeto definitivo do Curso de Doutorado. Porém, não queríamos abandonar, pela sua relevância social e pelo nosso compromisso com as políticas públicas, o estudo sobre os Pontos de Cultura. Mantivemos os dois.

O projeto feito para a Funarte tem como objetivo amplo, estudar as relações entre processos de produção/criação artística, consumo/fruição de manifestações artísticas de tradição oral e políticas públicas de cultura. Especificamente pretendemos: entender como e por que o consumo/fruição/uso da cultura popular se correlaciona com o processo de produção/criação das obras de cinco artistas (Leonardo Ramos/Ballet de Londrina, Shiley Paes Leme, Tião Carvalho, Dorothy Marques e Roberto Corrêa), que usam elementos da cultura popular em seus trabalhos artísticos; compreender como estes artistas lidam com os processos de legitimação e como manejam os conceitos de autenticidade e qualidade artística; analisar as percepções de mestres da cultura popular em relação à apropriação de elementos das manifestações artísticas de tradição oral por artistas que fazem parte de outros campos de produção artística; estudar a perspectiva dos mestres da Cultura Popular em relação às possíveis trocas com outros campos da produção artística, aos processos de legitimação e às idéias de autenticidade e qualidade artística; identificar as concepções dos quatro artistas estudados e de mestres da cultura popular sobre o papel das políticas públicas de cultura nos processos de produção/criação e consumo/fruição/uso das manifestações artísticas de tradição oral; e, finalmente, contribuir teoricamente com a elaboração de políticas públicas de cultura para as manifestações artísticas de tradição oral.

A primeira e pretensiosa proposta de documentário é expressar um pouco das questões envolvidas com os objetivos propostos, numa linguagem vídeográfica. É estender a reflexão, via uma linguagem mais acessível, a um público mais amplo, para além das fronteiras acadêmicas.
Todavia, as possibilidades dos recursos em vídeo digital são muito grandes. Quase todas as entrevistas, imagens de manifestações artísticas, do saber fazer tradicionais, das paisagens naturais (existem paisagens naturais?), estão sendo gravadas em vídeo digital (HDV), como ótima qualidade de som e imagem. Estamos tentando deixar uma cópia - quando estivermos saindo do “campo” - do material bruto para as comunidades que estamos visitando, para que elas, as pessoas da comunidade, possam ser utilizá-las livremente, de acordo com seus interesses. Isso é possível porque estamos levando equipamentos para fazer o trabalho de pré-edição e as cópias de segurança.

A qualidade e a quantidade de material imagético e sonoro que podemos coletar poderão se transformar em documentários em vídeo e programas de rádio sobre o Programa Cultura Viva/Projeto Pontos de Cultura do Ministério; sobre cada Ponto de Cultura em particular, sobre Manifestações artísticas de tradição oral nas cinco regiões do país, sobre causos, sobre técnicas artesanais, sobre culinária, sobre...
Além disso, pretendemos postar periodicamente micro vídeos neste blog. Uma mostra, a primeira experiência - na viagem - do Lucas Kiler, está na postagem anterior.

Piau

Nenhum comentário:

Postar um comentário