quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SAIMOS

Deliciosa a sensação de partida. Mistura de sonhos, não meu, apenas, mas de inúmeras pessoas que se realizariam nesta viagem, mistura de medos, ânsias, alegrias, tremores estomacais repentinos e flashes imaginários que afloram projetando possibilidades. O que vou encontrar nesta viagem?

Fugir da tradicional Castelo Branco e também da BR-116 foi a primeira escolha. Decidimos pela Raposo Tavares seguida pela SP-139.

Cruzar com pouquíssimos carros e algumas rurais trazia o sentimento infantil de que desbravávamos algo inexplorado. Pelo caminho, que em muitos pontos mal tinha as faixas amarelas, bicicletas, pessoas a caminho de algo, crianças, Serra de Paranapiacaba, acostamento nenhum.

Estrada tortuosa, nos alertava a placa. Terra, serra, árvores, temperatura que muda trazendo um geladinho com sol que reforça o cheiro da mata verde, nos ouvidos: Bethânia. Aroma de uva quando passávamos pelas vinícolas, jardins com hortênsias, pau de São João.

Mata Atlântica, impressão de intocada, Parque Estadual Carlos Botelho, manacás-da-serra, verde, verde samambaias, cigarras, sons-mato, borboletas, cuidado onça parda, bromélias, bicas, mirante, Vale do Ribeira, cachoeira, marias-sem-vergonha, flores brancas, flores vermelhas. Não fossem os dois carros que cruzamos nestes 40 km de terra seríamos os únicos. O bom da imaginação é que logo trabalhou para recuperar esta sensação. Alguns postes de redes de alta tensão que fazia com que eu me lembrasse de momentos da infância perto de meu pai.

Volta o asfalto, volta o calor.

Registros visuais de um tipo rural de vida que resiste sem saber. Plantações manuais, mangueira, vaca, galinha, mais bicicletas, campinho de terra, chapéu, fumo de corda, cachorro seguindo o dono, caixa d'água que vasa, facão, búfalos guiados pela mãe, menina e menino, pai na motocicleta. Rio Iguape sem mata ciliar, plantação de bananeiras.

Sol de fim de tarde que amarela o verde da estrada transpassando as árvores produzindo seqüências rápidas de sol e sombra e sol e sombra e verde-amarelo, uma cor que só existe neste momento do dia.

Jacupiranga, Pariquera-Açu, Iguape, Parque Estadual Campina do Encantado, Barra do Ribeira.

Chegamos.

Camila

5 comentários:

  1. camis!
    eu e meu temperoforte iremos acompanhá-la por essa jornada de naturezas e naturezas humanas e desnaturalização e estranhamento!
    sinto saudades mas mais que isso sinto uma saudade desapegada, que vc vá! vá e nos conte tudo como foi! marca pola conte aos kublhai khan como eu q pouco tempo temos pra viver tudo o q vc teve a sorte o encanto e o merecimento de testemunhar!
    escreve lindo, e eu sou criteriosa pra apreciar, o seu irei com gosto!
    beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. começar pela mata, e nao qualquer matinha jacú, nao, a matona de folha grande, atlântica, tropical, torrencial.
    o vale do ribeira, dos quilombos, das cavernas.. a juréia, santuário que fica quietinho, discreto, torcendo pra nao ser engolido pela mancha urbana paulistana.
    o vale é lindo. natureza e gente. gente de roça, de chá de capim cidreira e bolo de fubá, simplicidade, essência.
    parabéns pela escolha. começar pelo começo é sempre bom, e por aí teve muito portuga, lá nos idos do XVI jurando que à pé se chegaria, seguindo com sorte a rota guaraní, à serra de potosí, a fonte da prata peruana...
    dalí partiram muitos desbravadores, muita gente com ilusión, com desejos e paixoes... tudo bem que eles tinem outros interesses (e muito menos escrúpulos, hehe) mas vocês, de alguma forma, pegam carona (de toyotao, eso sí!) na bandeira paulista (que diga-se de passagem, tinham menos de heróis que de rústicos) em busca do lago mítico, da terra perdida, das raízes do brasil!
    desejo tudo de lindo pra vocês, meus queridos, tudo de bom e de vida!
    vou ficar aqui de longe bizoiando, esperando sempre as cenas do próximo capítulo (eso siempre!)
    que tudo seja auspicioso, com poucos obstáculos e muita fortuna!
    que tudo seja intenso, profundo e transformador!
    que tudo seja simples, verdadeiro e luminoso!!!
    que todos sejam felizes!!!
    beijos, muitos beijos e saudades,
    lu

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!!
    Removi o comentário anterior porque já era o terceiro que tentava postar.
    Achei ótima a idéia de manter um blog informando e refletindo sobre a pesquisa de campo. vou acompanhar a trajetória de voces. Vou incluir o link de voces no meu blog.
    Voces estão usando o "video processo" para refleltir com a comunidade sobre o material registrado?
    Sei bem o que significa não dispor de recursos financeiros além dos próprios para fazer uma pesquisa.
    Desejo uma ótima viagem a voces e que os resultados superem os objetivos estabelecidos.
    Abraço
    Valentin

    ResponderExcluir
  4. Adorei ter oportunidade de viajar um pouquinho com vocês e poder sentir a vonatade do desconhecido e conhecer um pouco o que ainda não pude ver!!!
    Muita sorte pra vocês e muita saudade Grandona...vou experimentar cada pedacinho co voçês!!
    Beijos pra todos... Gabriela

    ResponderExcluir