quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pequeno dicionário de Palavras e Expressões Tateiotá:

Arrocha aíiii!. Significa “Vai fundo, sem medo de ser feliz!”. Origem da expressão: Tocantins.

Adoro! – Significa Adoro mesmo.Só que utilizado de forma contínua e muitas vezes em situações inimaginadas.Origem: algum lugar de Bauru, embora tenha sido Grandona a ganhar fama e dinheiro com o sucesso da expressão.

Bin li! - É bem ali! Normalmente não é bem ali, é longe pra caralho. Se vier acompanhado de uma levantada de queixo, então, esquece que é impossível chegar. Origem: TO.

Bolinha de Queijo - Quando a pessoa está em sua fase bolinha de queijo, ela está na fase “Acho que tô a fim de você...”Também faz parte desta série os termos “Coxinha”, que significa “Tô apaixonadão!!!”, seguida do termo extremo "Bolovo" - que significa “Tô fodido, babando, não vivo mais sem você”. Expressões surgidas na bela Cordeirópolis e ao longo da experiência empírica do Tateiotá.

É ninhúuma! - “Não dá nada não, fica tranqüilo”. Origem: íamos colocar Tocantins. Mas, como afirma nosso amigo Ronaldo, nada tem origem em Tocantins porque, afinal, ninguém é de Tocantins! Assim que, após intensa pesquisa semiológica, descobrimos que a origem do termo é mesmo baiana.

“É...é di Deus!...” – acompanha um apertao de boca e uma virada de olhos. Significa "nao poso fazer nada..."

Fuderoso! - Hipérbole de “Foda”. Criada no Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Hipérbole: Palavra Fuderosa.



"Inpéi?" pergunta-se, e "Inpéi!" reponde-se. - Comprimento Krahó que significa "- E aí, beleza?! "- Beleza!".

Kisuki - Ki-suco! Orígem soterojaponesa.

Me erra!- Equivalente á “Sai do meu pé, chulé!”. Origem: Desconhecida.

Molinho Coxinha. Mas só o Will, de Recife, conhecia.

Rapariga - Mocinha, para os ingênuos. Mulher da vida, para o resto.

Rhümn! - Um ruído feito na garganta, bem rapidinho, que não deve chegar a ser exteriorizado. Utilizado em momentos de intensa desconfiança e incredulidade, como um rápido "Sei"!!. Origem “Mejin” (indígena).

Uhá!: a expressão kalunga, já explicada em um post anterior, composta por um ruído meio estranho cujo significado é algo entre um “Oi” e um “Uai”!

Tchutchutchuuuuu... – gente bonita, clima de paquera. Orígem: um dia de tédio. Seguem variações:
Hummm...Tchu Tchu Tchu! (seguido de olhares sarcásticos ) significa “ Sei...tô sacando o que você ta querendo....”. Tem também o :
Tchu tchu tchu; Tchu Tchu Tchu; Tchu Tchu Tchu !!!!!!!!! (seguidos de dançinha própria) – Significa Eba! Rolou!! Ou: Eba! tá rolando! Ou: Eba!!Vai rolar!

Visse?! - “Tá ligado, mano?!”. Definitivamente tem sua orígem, desenvolvimento e eterna perpetuaçao em Pernambuco.

2 comentários: