terça-feira, 14 de julho de 2009

"Hēdonē"

Algo constatado nessas andanças com os brincantes: O prazer como elemento fundamental para o “fazer cultura tradicional”. Mais que a religiosidade, mais que o fato de ser promessa, mais que por respeito á memória dos antepassados, é o prazer – do cantador, do puxador, da comunidade - o maior motivador dos mestres entrevistados. “É a minha vida, me dá prazer”, diz Seu Amaral, mestre de um dos Tambores de Crioula de São Luis. Também Mãe Bete de Oxum, quando entrevistada, dizendo que a importância do coco de umbigada era trazer alegria pras pessoas. E mestre Amaral, do Bumba meu Boi sotaque de zabumba de Guimarães, que afirma: “Se a vida for só trabalho, aí não presta!”
Para grande parte das pessoas que trabalham com cultura tradicional, a manifestação cultural é, quando não a única, uma das coisas que mais dão sentido ás suas vidas. É o que os move, o que os faz querer viver, o que dá orgulho e o que os tornam importantes neste mundo maluco e desigual.
Talvez por isso o vazio que percebi em uma certa Espanha demasiado materialista. Sem desprezar toda a produção cultural deste país, mas pensando naquelas pessoas que se afastam mais a cada dia dos elementos que fortalecem a identidade, fora do circuito do consumo, da aparência, do comercial. Vazio no olhar, na alma. O mesmo vazio no olhar dos imigrantes com quem convivi neste país, desairragados de sua terra, gentes e culturas. Vazio que talvez tenha sentido em mim, nesta mesma época.

Isso que dá sentido, isso que dá tesão, tem que ser muito valorizado e considerado realmente algo digno de preocupações. Preocupações que gerem ocupações, que gerem mais políticas públicas, cada vez mais consistentes e funcionais. Porque o já batido refrão dos Titãs (que apesar de batido ouso repetir aqui)“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte” só tem sido confirmadíssimo nesta nossa jornada pelas manifestações culturais Brasil adentro, e na conviência com aqueles que as vivenciam e produzem.

Um comentário:

  1. lindo bolg..linda viagem.lindas fotos..lindos...
    amor amor e saúde o resto vem...

    ResponderExcluir